A convite da Câmara Municipal do Sabugal, a Vibeiras participou na 5º edição da ENERTCH – Feira das Tecnologias para a Energia, que decorreu de 11 a 13 de novembro, no Sabugal.

Trata-se de uma Feira marcadamente tecnológica, direcionada para o setor das Energias Renováveis, Tecnologias e Eficiência Energética e Hídrica, Serviços de Ecossistemas e Sustentabilidade, Gestão Florestal e Sensibilização Ambiental.

A Vibeiras aproveitou esta oportunidade para dar a conhecer ao público em geral, bem como às entidades presentes na Feira, as mais recentes Soluções Ambientais que está a desenvolver e que visam a otimização e a correta Gestão dos Recursos Hídricos, a redução da utilização de Fertilizantes e Fitofármacos na Agricultura e Floresta e a diminuição dos Gases com efeito de Estufa na Atmosfera.

Nesse sentido, apresentou a tecnologia Dryject + SAP, sistema único no mundo que permite a aerificação do solo numa única passagem e por conseguinte a gestão eficiente dos recursos hídricos através da incorporação de SAP (poliacrilatos de Potássio). A utilização de SAP permite uma poupança de água de rega na ordem dos 40 a 50%.

Outro ponto forte que a Vibeiras mostrou e suscitou maior curiosidade dos participantes, foram os Projetos de Florestação e Reflorestaçãoque está a desenvolver e que visam essencialmente a biodiversidade e sustentabilidade do nosso planeta.

A Vibeiras é neste momento a primeira empresa a nível nacional a promover o Restabelecimento Florestal, sem custos para os proprietários de áreas florestais que tenham sido afetadas por agentes bióticos, abióticos, por quaisquer acontecimentos catastróficos, terrenos improdutivos ou abandonados, entre outros.

Os princípios fundamentais deste projeto visam, a utilização de espécies autóctones, a mobilização mínima dos solos e a criação de bosques mistos, de forma a promover a biodiversidade local e por sua vez, o Desenvolvimento Sustentável do Nosso País.

O lema é: Somos Floresta, Somos Biodiversidade…