Vibeiras Projetos e obras de arquitetura paisagista
  • Home
  • Sobre nós
  • Portfólio
  • Internacional
  • Responsabilidade Social
  • Contactos
  • Notícias
  • Menu
  • Search
Todos / Projecto / Obras de construção / Obras de manutenção / Área florestal / Relvados desportivos

Hotel Ozadi, em Tavira (2015)

Requalificação dos espaços exteriores do Hotel Ozadi e construção do campo de padel.

Requalificação do Jardim 1.º de Dezembro | Portimão

A requalificação do Jardim 1.º de Dezembro em Portimão incluiu a requalificação das áreas plantadas, das áreas pavimentadas, instalação de rega automática e rede de esgotos pluviais bem como a recuperação do lago e instalação do sistema de bombagem. Foi também fornecido e instalado um quiosque e executada a reabilitação do antigo edifício do posto de socorro.

REQUALIFICAÇÃO DA AV. PROF. ENG. JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE - ALCOBAÇA

O presente projeto de Requalificação Urbanística da Avenida Prof. Eng. Joaquim Vieira Natividade, situa-se em Alcobaça, e preconiza um importante acesso ao centro da cidade para quem vem de Norte, pois liga directamente à N8-5, ao IC1 e à A8. Ao longo do projecto desenvolvem-se as peças necessárias para elucidação da proposta, que assenta fundamentalmente na requalificação e valorização de todo o espaço que compreende a Avenida, assim como a área da rotunda na qual se inicia, e a área envolvente ao edifício Merco Alcobaça, de acordo com as funcionalidades e as necessidades identificadas pela análise inicial, assim como pelo conteúdo programático da intervenção.

Parque Almonda

A Vibeiras efetuou o Projeto de Execução para a realização do parque Almonda em Torres Novas, A proposta de intervenção foi desenvolvida no sentido da integração do espaço com a sua área envolvente, atendendo às condicionantes locais existentes, e respondendo às disposições legais e regulamentares em vigor, nomeadamente em termos de indicação de materiais, de elementos construídos, equipamentos e redes técnicas. Desta forma desenvolveu-se a proposta, que acentua fundamentalmente no estabelecimento de um percurso principal desenvolvido ao longo do rio e atravessado perpendicularmente por outros relacionados com o edifício do parque coberto de estacionamento existente e numa conceção de espaços abertos e modelados, criando-se, assim, ritmos, perspetivas, sistemas de vistas e novas vivências que permitam o uso agradável deste novo jardim. Assume também particular importância a ligação deste espaço com o Centro Histórico, através da Travessa da Bácora pela antiga ponte pedonal, que a proposta propõe reformular estética e funcionalmente.

Estudo prévio para a Requalificação do Nogueiral (Torres Novas) - Fase1

O presente estudo prévio refere-se ao projeto de arquitetura paisagista da requalificação do Largo José Lopes dos Santos, Rua do Caldeirão e Avenida dos Bombeiros Voluntários, bem como o “Laranjal” até à ligação com a Avenida Dr. João Martins de Azevedo (incluindo rotunda, passeios e faixa de rodagem) a qual se integra num conjunto de espaços mais alargada incluindo o Jardim Municipal. O espaço disponível para as várias intervenções tem aproximadamente uma área de 10.000m² e deverá incluir diversas valências, como a criação de zonas verdes de enquadramento, estadia e recreio e a concepção de zonas exteriores para eventos culturais de pequena/média dimensão como espetáculos e apresentações. Com esta requalificação, procuramos valorizar o uso ativo da circulação pedonal e melhorar as zonas urbanas de fruição e lazer. Para as adaptações propostas à circulação automóvel e estacionamento, o estudo contempla: - A interface entre a Av. Dr. João Martins de Azevedo, Rua dos Bombeiros e a Rua do Bom Amor será melhorada pela implantação eficaz da rotunda com a circulação pedonal. O desenho da rotunda tem em linha de conta a futura regeneração da Rua do Bom Amor e espaços conexos ao Convento do Carmo, sendo que a circulação automóvel se mantém sem qualquer alteração. - A Rua do Caldeirão ficará condicionada apenas a trânsito de serviço e emergência promovendo-se a ligação com a Rua da Levada nos dois sentidos, como atualmente, e para trânsito local. Acredita-se que esta alteração não tenha impacto na circulação automóvel e garanta, por sua vez, a excelência do espaço público incrementado pela renovação do Edifício da Central do Caldeirão. Na Rua do Caldeirão, com a reconstrução para fins didático-culturais do edifício da antiga central hidroelétrica propõe-se transformar o espaço numa “rua sem carros”, potenciando a vivência urbana. No conjunto Avenida Dr. João Martins de Azevedo/Rotunda/Rua Do Bom Amor, propõe-se a resolução do trânsito na confluência das três vias através do redesenho da rotunda existente. Na Avenida dos Bombeiros Voluntários, propõe-se a correção do traçado e reperfilamento para 8.0 metros de largura de forma a permitir integrar a Praça do Teatro Virgínia e “Laranjal”. A intervenção no Largo José Lopes dos Santos tem como objetivo primordial a criação de uma praça urbana constituindo uma nova centralidade na Cidade de Torres Novas, a partir do equipamento de importância cénica na cidade e região que é o Teatro. Quanto ao “Jardim das Laranjeiras”, pretende-se, com esta intervenção, que o laranjal existente entre o edifício novo dos BVTN e a avenida, atualmente, encerrado por um muro e inacessível ao uso público, seja transformado num “Jardim das Laranjeiras” para usufruto da população.

Manutenção do relvado do estádio Municipal de Fátima

Execução de manutenção do relvado do estádio Municipal de Fátima, Município de Ourém

Requalificação do Espaço Público da Ribeira das Naus

Esta intervenção focou-se predominantemente no âmbito da arquitetura paisagista, envolvendo naturalmente, intervenções especializadas no domínio de infraestruturas hidráulicas, elétricas, de iluminação e de telecomunicações, para além de outras intervenções no domínio das estruturas e infraestruturas marítimo-fluviais. Este projeto compreendeu movimentação geral de terras, execução de pavimentos, construção de zonas verdes com plantações, sementeiras e rede de rega bem como colocação de mobiliário urbano.

Requalificação e Revitalização Urbana do bairro do Troino Nascente – Setúbal

Este bairro localiza-se no centro histórico da cidade de Setúbal, na freguesia da Nossa Senhora da Anunciada, numa zona típica e tradicional da cidade. A intervenção constituiu na reestruturação viária, remodelação da zona de parqueamento e a reformulação dos espaços públicos existentes e a beneficiação das infraestruturas urbanas, de modo a melhorar as condições de mobilidade pedonal e rodoviária, valorizando, assim, a qualidade do espaço público e o incremento de segurança na circulação. A solução desenvolvida pretendeu recuperar o espaço público do Bairro, com base numa intervenção de fundo de modo a dar primazia ao peão, privilegiando a criação de ruas de carácter pedonal e zonas de estar, ficando a maioria dos arruamentos condicionada à circulação automóvel. Para além do projeto relativo ao Traçado Viário das ruas e travessas que integram o Bairro do Troino Nascente, foram também realizados trabalhos específicos tais como a Drenagem Pluvial, Pavimentos, Equipamentos Urbanos e Paisagísticos, Sinalização, Iluminação

Manutenção relvado Estádio Municipal de Aveiro

Execução de manutenção do relvado do Estádio Municipal de Aveiro

Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa

Aplicação de relvado no estádio Municipal de Leiria para o Euro 2004

Estádio Cidade de Coimbra

Aplicação de relvado no estádio Cidade de Coimbra para o Euro 2004

Construção do Campo de Golfe do Jamor

Inaugurado a 5 de Setembro de 2013 o Campo de Golfe do Jamor foi o primeiro campo de golfe municipal do país. Trata-se de um campo de golfe de 9 buracos construído no parque do Jamor. O desenho do campo assim como o seu comprimento têm como objetivo facilitar o jogo para jogadores principiantes.

Manutenção dos Jardins da Av. Liberdade | Lisboa

Manutenção dos Jardins da Av. Liberdade em Lisboa

Faixa de Gestão de combustível

Execução de limpeza de bermas e faixas de gestão de combustível

Controlo de vegetação na infraestrutura ferrovia

Trabalhos de controlo de vegetação e desmatação na Infraestrutura Ferroviária, numa extensão de 962km de ferrovia desde o Vale de Santarém até Vila Real de Santo António. O objetivo principal da realização destes trabalhos é promover uma estratégia de manutenção do controlo da vegetação que garanta os padrões adequados às condições de segurança das circulações ferroviárias, de visibilidade da via-férrea, em particular nos atravessamentos da via, das faixas de proteção contra incêndios, da quantidade de material combustível nas zonas sob as pontes, sob os viadutos, nos emboquilhamentos dos túneis, bem como as condições adequadas para o avanço de equipas em caso de necessidade. Trata-se de uma prestação de serviços, que para além dos requisitos técnicos específicos requer medidas de segurança bastante rigorosas.

Jardim das Rosas – Fase II | Torres Novas

Este projeto pretendeu desenvolver uma continuidade de vivencia do espaço desde o existente Jardim das Rosas, junto às piscinas Municipais até à nova Biblioteca. Foi assim proposta a criação de grandes áreas de relvado multifuncional com algumas modelações do terreno que permitem diversos usos. Foram propostos dois caminhos principais e para a entrada oeste propôs-se uma praceta de recepção e de estadia e para as traseiras da biblioteca, um pátio arborizado em patamares.

Borboletário Tropical – Constância

Projeto realizado para criar um borboletário a situar no Parque Ambiental de Santa Margarida, este espaço tinha como objetivo dar a conhecer o mundo das borboletas, contribuindo para o conhecimento da biologia e ecologia destes insetos, servindo assim como modelo para compreender a importância da conservação da diversidade de seres vivos. Pode ser visitado desde o dia 5 de junho de 2013.

Requalificação de Espaço Público no Eixo Central da Cidade de Lisboa

Este projeto contemplou toda a restruturação no Eixo Central de Lisboa e incluiu a requalificação das Avenidas da República e Fontes Pereira de Melo, bem como das Praças da Saldanha e Picoas. As linhas centrais deste projeto visaram fundamentalmente o aumento de área pedonal e criação de passeios mais confortáveis, aumentar o número de ciclovias, criar mais zonas verdes e aumentar a segurança rodoviária, estacionamento para residentes e locais para cargas e descargas.

Requalificação Urbana do Espaço Publico da Margem Norte do rio Sado

O projeto de intervenção de cerca de 34mil metros quadrados na zona ribeirinha de Alcacer do Sal focou-se nos seguintes pontos: repavimentação da totalidade da zona de intervenção, atribuindo-lhe um carácter marcadamente de lazer, de estar e de passeio público para contemplação da cidade e do rio; relocalização e reformulação das bolsas de estacionamento existentes; aumento das zonas de sombreamento natural pelo incremento do maciços arbóreos existentes, e plantação de novas espécies garantindo um percurso de sombra ao longo da margem do rio e intervenções pontuais, edifícios e equipamentos para apoio às atividades de lazer e de recreio.

Parque Urbano dos Olivais

Com cerca de 3,7ha, num antigo terreno municipal onde existia um viveiro foi realizado o Parque Urbano dos Olivais. Neste espaço foram construidas diferentes áreas, tais como, hortas urbanas divididas em cerca de 30 talhões, percursos de sombra, bancos para descanso e zonas de lazer para crianças. O espaço foi também dotado de um circuito de manutenção que dá continuidade ao existente no Parque do Vale do Silêncio.

Jardim da Igreja e Jardim da Parada - Campo de Ourique Lisboa

Execução de Serviços de Manutenção e Conservação de Espaços Verdes da Freguesia de Campo de Ourique

Requalificação das Quatro Águas – Tavira

Esta intervenção compreendeu o acesso viário, desde a zona do futuro Porto de Pesca de Tavira até ao cais de embarque das Quatro Águas e visou melhorar as condições de mobilidade da população. O projeto previu o ordenamento da circulação e do estacionamento automóvel, a par de uma melhoria das condições para a circulação de transportes públicos, dotando o espaço de estruturas adequadas para o embarque e desembarque de passageiros. Além de nova vegetação, novos pavimentos e execução de uma ciclovia e passeio pedonal foram recuperadas as margens erodidas do rio Gilão instalado novo mobiliário urbano e equipamento, iluminação pública, sinalização informativa, interpretativa e pedagógica.

Empreitada do Parque de Estacionamento Exterior à Praia de Faro

Esta intervenção teve como objetivo melhorar as condições de acesso e circulação à Praia de Faro com repavimentação da via e a construção de um passadiço em madeira e do parque de estacionamento. Passou também por melhorar as infraestruturas de iluminação publica, colocação de mobiliário urbano e execução de plantações e sementeiras.

Jardim Multissensorial das Energias, em Setúbal (2018)

O Jardim Multissensorial das Energias foi construído nas Escarpas de São Nicolau, em Setúbal. É um projeto único em Portugal, na formação e sensibilização para as questões das energias renováveis e da eficiência energética. Trata-se da requalificação do antigo Jardim das Escarpas de Santos Nicolau, de modo a proporcionar “uma viagem interpretativa pelas diferentes energias renováveis” através de um conjunto de equipamentos instalados em seis estações. Cada estação representa uma energia renovável – biomassa, geotermia, oceânica, solar, hídrica e eólica –, com o objetivo de ser mais um recurso de aprendizagem disponível para utilização de todos. Foram também criadas zonas de descanso e lazer, de canteiros de ervas aromáticas, de percursos pedonais renovados e do ambiente de frescura oferecido pelo percurso da água.

Requalificação do Largo da Graça, em Lisboa (2017)

A área intervencionada, cerca de 16.000m2, abarca todo o espaço aberto a nascente e sul do Convento da Graça e estende-se aos troços superiores da Rua Damasceno Monteiro (até ao cruzamento com a calçada do Monte) e da Rua da Pereira (até ao cruzamento com a Vila Berta). Com o projeto pretendeu-se a criação de espaços pedonais e cicláveis, através da construção de novos pavimentos, melhoramento de infraestruturas e colocação de novo mobiliário urbano.

Requalificação da Rua de Campolide e espaços adjacentes, em Lisboa (2017)

Requalificação dos espaços exteriores da Rua de Campolide entre a Rua Professor Sousa da Câmara e a Rua Marquês da Fronteira, o troço poente da Rua Marquês de Fronteira até ao cruzamento com a Avenida Conselheiro Fernando de Sousa, bem como o troço norte desta até ao cruzamento com a Rua Aviador Plácido Abreu

Requalificação do Largo de Santos - Lisboa (2017)

O Largo de Santos localiza-se na freguesia da Estrela, contíguo a norte da Av. 24 de Julho, genericamente circunscrito a nascente pelo Largo Vitorino Damásio e a poente pela Calçada Ribeiro Santos, embora a área total da intervenção contemple uma frente muito maior, pois abrange um segmento bastante extenso da Av. 24 de Julho, contíguo ao Largo. A área intervencionada abrange 31.000m2 e os trabalhos realizados foram principalmente pavimentações, infraestruturas, mobiliário urbano, plantações e construção de ciclovia.

Construção de Ponte Ciclo-Pedonal e Arranjos Exteriores (2017)

Este Projecto corresponde aos Espaços Exteriores da ponte ciclopedonável do Vale de Chelas que estabelece a ligação entre o Parque Hortícola do Vale de Chelas e a Rua Eng.º Ferreira Dias, sobre a Av. Central de Chelas.

Zona envolvente do Castelo de Loulé (2016)

Arranjo exterior na envolvente ao Castelo de Loulé

Empreitada de Requalificação dos Espaços Exteriores da Zona Envolvente ao Edifício dos Quartéis, em Moura (2014)

O projeto constou na Requalificação dos espaços envolventes ao edifício do Quartel, de modo a poder proporcionar diferentes valências patrimoniais e culturais num contexto contemporâneo sem perda de identidade. A área de intervenção foi cerca de 10.500m2 e os trabalhos realizados foram execução de infraestruturas, pavimentações, plantações e colocação de mobiliário urbano.

Newsletter

Concordo com a política de privacidade

Notícias

  • Requalificação da Praça 1º de Maio e Largo do Guitarrista no Montijo Requalificação da Praça 1º de Maio e Largo do Guitarrista no Montijo 31 maro 2021
  • Construção dos arranjos exteriores de Residência de Estudantes em Coimbra Construção dos arranjos exteriores de Residência de Estudantes em Coimbra 31 maro 2021
  • Requalificação no Estádio Municipal do Fontelo Requalificação no Estádio Municipal do Fontelo 31 maro 2021

Linkedin

Sede - Alverca

Terminal TIR de Alverca Estrada Nacional 10
2615-180
Alverca

Contactos
vibeiras@vibeiras.pt
T: (+351) 210988175
F:(+ 351) 249 822 435

SOCIAL

© Copyright - Vibeiras
Scroll to top
Utilizamos cookies no nosso website com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos nossos utilizadores. Para informações mais detalhadas sobre a nossa política de utilização de cookies e como funcionam, consulte politica de privacidade.