A Vibeiras foi responsável pela empreitada de Implementação de Percursos Livres de Obstáculos em Montemor-o-Novo, tendo executado os trabalhos de demolições, movimentação de terras, pavimentos, mobiliário, sinalização, águas pluviais, eletricidade/ telecomunicações.

Esta intervenção surgiu no âmbito do Plano de Acessibilidade e Mobilidade, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Montemor-o-Novo / Alentejo 2020, com o objetivo de instalar um Percurso Livre de Obstáculos contínuo e acessível a toda a população.

Através da requalificação da estrutura de espaços públicos, essencialmente nas zonas de maior geração de deslocações e nos trajetos escolares preferenciais, esta intervenção teve como objetivos a promoção da mobilidade pedonal inclusiva e a redução significativa do uso individual do automóvel.

Com base no importante princípio de integração, pretendeu-se incentivar o uso da bicicleta, sobretudo pelas camadas mais jovens da população, e implementar um conjunto de medidas para melhorar significativamente a experiência do universo de pessoas com mobilidade condicionada, temporária ou permanente.