DryJect+SAP em campos de Golfe

A Vibeiras efetuou mais duas aplicações de SAP com Tecnologia Dryject, desta vez em algumas áreas de fairways dos campos de Golfe da Herdade do Pinheirinho em Melides e de Palmares em Lagos, para os Clientes VIC-Properties e Palmares Ocean Living & Golf, respetivamente.

O objetivo principal das entidades proprietárias destes campos de golfe é contabilizar a poupança de água verificada nas áreas onde foram aplicados os SAP pela tecnologia Dryject, bem como avaliar a melhoria do estado do relvado nas zonas onde, por vários fatores, manifestam sintomas de carência hídrica sistemática.

Num campo de golfe, face à variabilidade da topografia, do solo e de outros fatores edafoclimáticos, a eficiência de aplicação de água varia no espaço e no tempo, e consequentemente a qualidade da relva.

Existem por isso zonas da relva que ou recebem água por excesso (perdendo-se a mesma por percolação no solo) ou recebem água por defeito (reduzindo-se dessa forma a qualidade da relva face ao stress hídrico elevado), por muito eficiente e variável que seja o sistema de rega instalado.

Os SAP, devido à sua grande capacidade de absorção de água, podem revelar-se muito úteis na gestão de um campo de golfe, pois podem melhorar a capacidade de retenção de água e nutrientes no solo, nomeadamente em clima mediterrâneo onde a escassez de água é normalmente um fator limitante ao crescimento das plantas. Ao aumentar a eficácia de aplicação da água de rega, conseguida pela maior eficiência de aplicação do recurso, podem ainda aumentar a qualidade da relva e a experiência de jogo, bem como, diminuir a energia gasta na bombagem e consequentemente a pegada climática da atividade.

Com estas adjudicações, a área de negócio Agro-Florestal e Sustentabilidade da Vibeiras orgulha-se de contribuir ativamente para diminuição da pegada hídrica associada à manutenção dos Campos de Golfe em Portugal.