Dryject em destaque no Webinar Water 2 Business

Para apresentar a Tecnologia Dryject+SAP, e os benefícios desta solução inovadora que permite economizar 50% da água consumida na rega das áreas relvadas, a Vibeiras foi uma das oradoras no Webinar Water 2 Business, organizado pela APEMETA –Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais.

O evento teve como temas principais a Digitalização, Eficiência Hídrica, Reutilização, tendo sido estruturado em três painéis: Casos e Boas Práticas, Poluentes Emergentes e Tecnologias e Serviços.

Joaquim Gonçalves, responsável pela área de Agricultura e Sustentabilidade da Vibeiras, começou por destacar a importância das alterações climáticas como uma das maiores ameaças ambientais globais, com impactos significativos na distribuição temporal e espacial da disponibilidade dos recursos hídricos, assim como na qualidade da água e no risco de ocorrência de cheias e secas.

Nesse sentido, esta tecnologia é uma mais-valia e com um impacto muito significativo na poupança de água nos campos relvados, já que altera as características dos solos de suporte às áreas relvadas, possibilitando um maior e melhor armazenamento de água, diminuindo a sua quantidade e períodos de rega necessários. 

Para além disso, melhora a eficiência no uso de fertilizantes e reduz as quantidades necessárias de nutrientes/ fertilizantes, melhora a capacidade de enraizamento das plantas, aumenta a vida útil dos equipamentos relacionados com o sistema de rega, diminuiu os consumos energéticos e a emissão de gases com efeito de estufa, entre várias potencialidades.

A Vibeiras congratula-se com os resultados obtidos até à data, em linha com os objetivos a alcançar com esta tecnologia, a poupança de 50% nos consumos de água de rega das áreas relvadas.