Requalificação da Praça 1º de Maio e Largo do Guitarrista no Montijo

A Vibeiras encontra-se a reabilitar a Praça 1.º de Maio e Largo do Guitarrista, na localidade do Montijo, com o objetivo de “recuperar um espaço histórico, bem como prolongar a permeabilidade do solo no centro da cidade de modo a favorecer a infiltração das águas com a plantação de árvores em espaços verdes circulares”.

Com um prazo de execução de 240 dias, os trabalhos da Vibeiras envolvem demolições, desmontes e remoções, drenagens, cantarias, pavimentos, serralharias, pinturas, equipamento, arquitetura paisagista, remodelação da rede de abastecimento de água, infraestruturas de eletricidade, rede de rega, sinalização e acompanhamento arqueológico.

A Praça 1º de Maio consiste hoje num encontro furtuito entre circulação viária de grande tráfego de saída da cidade, acesso ao Hospital e paragem de automóveis, autocarros e táxis. Com ocupação diversa ao longo do tempo, uma das características marcantes foi a existência de um coreto circular, no espaço central, que hoje se pretende voltar a reservar como espaço de estadia.