Concluída Requalificação do Centro Histórico de Alvalade

O centro histórico da vila de Alvalade, concelho de Santiago do Cacém no Alentejo, apresenta-se com um novo rosto, depois de concluída a requalificação executada pela Vibeiras e que privilegiou a humanização dos espaços dando prioridade à circulação de peões.

O projeto, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho, contemplou a Praça D. Manuel I, a Rua 31 de Maio de 1834, a Rua Duque da Terceira, a Rua de S. Pedro, a Rua e o Largo 25 de Abril, dando prioridade à circulação de peões, colocação de mobiliário urbano, criação de zonas de esplanada na Praça D. Manuel I, reestruturação do estacionamento e circulação automóvel, plantação de árvores, pavimentação e a colocação de sinalização rodoviária.

A intervenção, levada a cabo pela Vibeiras, consistiu em trabalhos de pavimentação e sinalização rodoviária, execução de sistema público de drenagem de águas pluviais, rede pública de abastecimento de águas, e arranjos exteriores, nomeadamente, plantação de árvores e arbustos, plantação e sementeira de herbáceas vivazes, colocação de equipamento e mobiliário urbano, construção e requalificação de passeios, construção de redes de rega.