Tecnologia Dryject no Congresso do Cluster Habitat Sustentável

Sob o mote “Soluções para os Desafios da Sustentabilidade” que as entidades da cadeia de valor do Habitat têm para oferecer, realizou-se entre 2 e 4 de dezembro em formato virtual, a 7ª edição do Congresso do Cluster Habitat Sustentável.

O conceito central do evento foi mostrar e debater soluções que os associados do Cluster possuem, para dar resposta aos desafios que o mercado e a sociedade hoje colocam, debatendo-se temas como a Economia Circular, a Eficiência de Recursos e a Descarbonização, a Transformação Digital, a Renovação Urbana Sustentável, Materiais e Sistemas Avançados e as Soluções para a Recuperação Económica.

Inserida no painel “Eficiência de Recursos e a Descarbonização”, a Vibeiras apresentou a solução DRYJECT+SAP evocando os benefícios desta tecnologia inovadora que permite economizar 50% da água consumida na rega das áreas relvadas.

Joaquim Gonçalves, responsável pela área de Agricultura e Sustentabilidade da Vibeiras, começou por destacar a importância das alterações climáticas como uma das maiores ameaças ambientais globais, com impactos significativos na distribuição temporal e espacial da disponibilidade dos recursos hídricos, assim como na qualidade da água e no risco de ocorrência de cheias e secas.

Segundo explicou Joaquim Gonçalves, a diminuição dos consumos de água de rega surge como resposta ao grave problema ambiental de seca que Portugal enfrenta e cada vez mais, é premente que toda a sociedade, reconheça a escassez deste recurso, para que se alterem comportamentos e se faça uma utilização mais parcimoniosa deste recurso.

Nesse sentido, a Vibeiras desenvolveu a Tecnologia DRYJECT + SAP que altera as características dos solos de suporte às áreas relvadas, possibilitando um maior e melhor armazenamento de água, diminuindo a sua quantidade e períodos de rega necessários.

O Cluster Habitat Sustentável de que a Vibeiras é parceira, é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas, entidades públicas e do sistema Investigação e Inovação enquadradas na cadeia de valor do Habitat.