O Dia Nacional da Energia assinalou-se a 29 de maio e tem como objetivo consciencializar para a importância de estratégias de eficiência energética que permitam, por exemplo, poupar energia em casa ou escolher as melhores soluções para minimizar os consumos nas organizações, quer seja em contexto de unidades de produção, nos escritórios ou nas deslocações.

O sector dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% da energia final na Europa, e como tal, um setor prioritário em termos de prevenção.

Nesta data sublinha-se a importância de apostar na otimização do consumo energético, nas energias renováveis, no autoconsumo e na mobilidade elétrica, como formas de diminuir a dependência energética e cumprir as metas estabelecidas de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Na Manvia e Vibeiras, com a promoção da área dedicada à eficiência energética, procura-se operacionalizar boas práticas, que promovem uma maior poupança energética, com maior rendimento e eficácia. Estas iniciativas têm tido maior enfoque na utilização dos escritórios e na utilização das viaturas.

Uma das últimas iniciativas, em projeto piloto, teve foco nas viaturas utilizadas na atividade de manutenção da iluminação da via em autoestradas, em que se regista a obrigatoriedade das viaturas manterem sinalização intermitente e com o motor a funcionar.

Para minimizar os respetivos consumos, foram instalados kits solares em duas viaturas. Garantiu-se deste modo a alimentação da bateria da viatura, permitindo ficar com a sinalização intermitente, com o motor viatura desligado. Aproveitando a energia solar, e com uma autonomia superior a 4 horas, é possível com esta solução reduzir o desgaste e o consumo de combustível.

Em 2021 mantém-se o desafio de otimização, pelo que se devem assegurar os comportamentos e hábitos de utilização da energia no dia-a-dia, minimizando os respetivos consumos.

Nesse sentido, nunca é demais lembrar:

  • Apagar a luz quando sair do escritório. Tem o poder de poupar energia!
  • Desligar todos os aparelhos que não estão a ser utilizados no momento – computadores, impressoras, scanners, fotocopiadoras, etc.
  • Evitar deixar o telemóvel e outros equipamentos a carregar quando a carga já está completa, e nunca deixar o carregador na tomada, de outro modo continua a consumir energia.
  • Otimizar as deslocações, planeando os percursos e conduzindo a uma velocidade constante. Evitar acelerações, desacelerações e travagens bruscas. Poupa no consumo e evita o desgaste mecânico precoce do veículo.
  • Utilizar a plataforma interna carshare para partilhar viagens, quando possível.

Utilizar a energia de forma inteligente em casa, no trabalho e nas deslocações diárias está ao alcance de todos e pode fazer a diferença não só para si, mas para o Planeta!